25 de agosto de 2009

Huile D`'ARGAN - Marrocos



25 de Aosto de 2009, as minnhas férias estão quase a acabar. 
Vem aí o fim do Verão, o fim das férias, o regresso dos emigrantes ao país onde trabalham, o regresso ás aulas ( por poucos desejado), aos jogos de futebol a sério, ao bla-bla dos políticos, aos julgamentos etc... Assim dizendo, parece que Setembro não me apetece. Pelo contrário, é de há muito o meu mês preferido, se faz sentido ter preferências nestes assuntos... Em Setembro em  regra está bom tempo, o calor já não sofuca, a praia volta à acalmia e quantas vezes o vento de Agosto torna-se suave brisa,,,
É em Setembro que faço os planos de mudança, de melhoramento... que me inscrevo no ginásio ( é em Outubro que desisto), que prometo a mim própria outras pequenas alterações que tenho a certeza que mudariam grandemente a minha qualidade de vida. É em Setembro que as folhas dos plátanos da Granja amarelecem e caem, forrando de cor os caminhos do mar...
Bem estou de regresso ao trabalho e aos planos de renovação da saúde e bem estar do corpo da mente do espírito... Assim depois de uma manhã de sol e mar ( na praia mais bonita do mundo ) decidi tratar do meu cabelo oferecendo-lhe uma imersão ( Máscara) de Huile D?ARGAN. Não sei escrever em árabe e temo fazer uma tradução incorrecta, por isso utilizo a denominação comercial em francês.
Este óleo advém de uma baga parecida com uma pequena azitona, em que o óleo se extrai manualmente de dentro da baga. Tudo o mais é alimento das cabras... Entre Marraquexe e Esssauoira pude ver estas árvores onde as cabras se empoleiravam e visitar uma Cooperativa de Mulheres a executar a extracção manual deste óleo com utilização na alimentação e na cosmética. 
Comecem a reparar nos produtos cosméticos, nomeadamente franceses, e vão encontrar este componente. Segundo os naturais, as mulheres mais velhas desta zona não têm rugas devido ao seu uso... São precisos milhares de frutos para obter um litro de Argan e há quem lhe chame o ouro marroquino pelo preço a que começa a ser vendido.Vendem pela Internet.
Eu por mim, não preciso de provas científicas!
As cabritas adoram-no e basta-me saber que trouxe comigo da terra de Marraquexe este elixir da juventude... sei que o milagre acontecerá.  

3 comentários:

antonior disse...

É a nossa capacidade interior que opera os milagres. Os estados elevados de consciência, ocultos ou não, podem transmutar qualquer substância num elixir poderoso...

marialascas disse...

Antonior, são palavras sábias as suas.Obrigada

maria sousa disse...

Setembro é o mês mais lindo do ano e esse Huile tem nome que soa a poesia. Um abraço