4 de abril de 2009

Ressurreição


Lembro-me de ouvir há muitos anos a gente do povo dizer que o Mundo ia acabar no fim do século. E alguns grupos religiosos de certo modo também apregoavam e apregoam para breve o Fim do Mundo e a urgência da redenção.

Só quando crescemos percebemos que a vida termina a cada instante, que se nasce que se morre, e que a nossa morte pode acontecer sem a esperarmos... E a morte do Mundo, melhor do Planeta Terra, era algo inconcebível. Hoje acredito que até a Terra terá o seu fim hoje, embora num longínquo futuro, mas tenho como certo que o fim do Homem está muito mais próximo... E não por crença religiosa, mas pelo que os factos nos mostram: poluição da terra da água do ar, diminuição dos recursos, aquecimento global...

MUITOS DE NÓS continuamos a agir como se a vida fosse eterna, a nossa e a dos outros. Mas não, este é o último dia do resto da tua vida ( como se diz na canção) e depois deste pode não haver mais nenhum.

Esta frase simples, despida do lustre filosófico religioso ou científico, afirma uma verdade que por ser tão evidente temos dificuldade em valorizá-la.

Mas dela podemos tirar decisões que podem revolucionar o nosso ser e a nossa postura no Mundo.

Celebrar a Páscoa é algo anterior ao Cristianismo.

E não é só no fim do ano que devemos fazer um balanço da nossa vida, com sonhos e promessas de mudança para o novo ano. Na Páscoa temos feriados, dias de descanso em que podemos repensar esquecer um pouco o stress, parar, respirar fundo e olhar para dentro de nós...


Encontrar força para renascer e celebrar a ressurreição(!) do que tínhamos deixado morrer em nós ( um sonho um projecto um agradecimento que não fizemos um abraço que faltou um beijo...) .

Vivemos efectivamente um período difícil ( guerra e fome em metade do Mundo, desemprego por todo o lado, sequestros violações corrupção, a descrédito generalizado nos políticos na justiça na verdade jornalística no sistema de saúde na qualidade do ensino...). Se olharmos para a História ela ensina-nos que alguns dos nossos antepassados sobreviveram a situações ainda mais dramáticas!

Há sempre algo que nós podemos fazer, em cada dia, para nos sentirmos melhor e para que algo ou alguém no Mundo fique melhor. Não é conversa da treta, nem moralismo, nem pirosisse... Experimentem!

1 comentário:

Anónimo disse...

A verdade nua e crua,na minha maneira de ver o mundo egoista em que vivemos.Quando ouvimos e vimos altas autoridades religiosas falar e tentar nos meter uma peneira nos olhos,por exemplo,face a esta realidade que é a catastrofe,que o virus do AIDS esta a infigir em Africa por exemplo.Sao vidas humanas que estao em jogo.Por favor!Como pessoas civilizadas,temos o dever de ajudar esses povos a protegerem-se.Estimo que ja os roubamos demais.Nao vamos agora,com falsas doutrinas,roubar-lhes o direito à vida...
Ressureiçao,devia de ser no meu entender,acordar,abrir os olhos,para a realidade que estamos a viver,mostrar àqueles que nao se sabem proteger,como faze-lo e nao o contrario.Pratcar o bem à nossa volta sem esperar nada de volta, a nao ser a felicidade do proximo,acho que estou a sonhar acoradado,mas do fundo do coraçao gostaria que o meu sonho se tornasse realidade.Boa Pascoa.
Zé Azinheirinha