22 de outubro de 2009

Rio Douro - da Régua ao Pinhão, com a protecção da Senhora das Uvas





Já conhecia um pouco do Douro, do rio e das suas encostas, mas há muito que era adiado um passeio de comboio ou barco desde o Porto rio acima até que aconteceu este pequeno passeio da Régua ao Pinhão, para lá de barco ( um Rabelo adpatado para fins turísticos ) e o regresso na circulação normal de domingo da CP.
Mas isto bastou para querer voltar e sobretudo para levar mais adiante o passeio, até ao Pocinho, Barca D'Alva, Tua... Ficam algumas imagens ( nem o fotógrafo(a) é bom nem a maquineta a mais adequada) deste lugar único, Património Mundial desde 2001 para aguçar o apetite de quem passe por aqui...
Em meu entender é melhor o passeio de barco, vêm-se as duas margens e demoradamente, embora mais caro. Mas o ideal é ficar nestas paragens pelo menos uma noite, numa das Quintas ou Hotéis. E quem o fizer por estes dias ainda vai encontrar as folhas das videiras a escurecerem, de verdes a alaranjadas vermelhas castanhas... Castanhas maças nozes vendem-se na beira das estradas. E se gosta de conduzir em curva e contracurva ( como eu ) aventure-se ( com cuidado) pelas estradas que ligam as pequenas aldeias... A cada canto um santo protector.  
  
Sou desde sempre uma apreciadora de um bom Vinho do Porto, mais do que dum Vinho Maduro do Douro, por aqui também os há e muito afamados como, por exemplo, os da Quinta da Pacheca. 

2 comentários:

Anónimo disse...

Olá Maria José Lascas,

O Douro tem grandes encantos e no Pinhão encontra-se o seu coração (Maduros : tinto, branco, rosé) e vinho generoso (vinho do Porto).

Se pretende passar 1 ou 2 dias para além de Hotéis e turismo rural também tem uma Residencial Douro que pode satisfazer a relação preço qualidade.

http://www.residencialdouro.com/index.php

Bons passeios no Douro.

Ezul disse...

Também viajei de comboio, desde a Régua até ao Pinhão. De autocarro, percorremos estradas e estradas, a visão fascinante dos socalcos, do Douro, do miradouro onde Torga inscreveu a memória do seu amor pela terra, das fragas, do Cachão da Valeira e dos longínquos montes por onde serpenteava a linha do Tua. Como lamento já não ter possibilidade de seguir esse percurso... Agora, talvez navegar Douro acima.
Eu, que estudei a questão do Douro e a acção do Marquês de Pombal, afinal pouco sabia da real dimensão do esforço e da conquista humana, desse assombro da paisagem. Só entrando no coração do Douro...Belo! Assombroso!Extraordinário!