1 de novembro de 2009

Dia de SÃO NUNCA


Quando era criança e manifestava um pedido ou um desejo diziam que sim, seria no Dia de São Nunca. Já sabedora de que tal dia não existia e me estavam a prometer algo que não pensavam cumprir reagia com desagrado e aí pretendo arrumar com o assunto duma vez diziam-me: " Claro que existe, é no Dia de Todos os Santos"."Será?!..." 
Duvidava mas havia ainda uma esperança mínima, se era dia de todos os santos, nenhum podia ficar de fora e talvez houvesse também um São Nunca, porque não?!... 

Assim - e não obstante se ter convertido o Dia de Festa de Todos os Santos ( feriado nacional ) em dia de romagem ao cemitério, ou seja em Dia de Finados que no calendário corresponde ao dia 2 - para mim hoje é Dia de São Nunca, Santo Padroeiro das Promessas recebidas, das Promessas desfeitas, dos Sonhos impossíveis(?) e daqueles em que teimamos em não querem acreditar que são irrealizáveis... Cada um tem os seus, ainda que profundamente secretos.

O meu Eu materialista traz à luz desta manhã  nublosa, o sonho de ter um automóvel Volskwagen Golf Cabriolet vermelho, com estofos brancos acabinho de sair da fábrica... e logo o meu Eu espirutual me culpa da futilidade e deseja partir por esse Mundo com um regaço infindável de afecto água alimentos medicamentos... Mas é assim mesmo o ser humano, imperfeito, pleno de contradições. E também por isso, de vez enquando, perco-me em sonhos, recuso a realidade, acredito em promessas sabedora da sua não concretização com a infíma esperança de que possa haver um São Nunca...


Não é um sonho?

Sem comentários: