5 de fevereiro de 2010

Lavre - Padre Flausino e Padre Carlos

O Senhor Padre José Flausino visitou o meu bisavô e os meus avós quando adoeceram, deu-lhes a extrema unção e acompanhou-os ao cemitério. Ensinou o meu pai para puder fazer a quarta classe e visitou a minha mãe no Hospital em Évora. Casou os meus pais, baptizou-me, deu-me catequese, boleia da escola, fiz com ele a primeira comunhão, a crisma... Mas o que fez comigo fez tantos outros. No seu velho carro não havia limite de passageiros ( e tanto iamos dentro como estavamos a empurrá-lo! ). Ciou a creche e trabalhava o campo para o alimento das crianças. Valeu a alguns que foram detidos pela Guarda, por motivos políticos...
Vivia para os seus paroquianos, servia junto dos seus paroquianos. E quis ser enterrado em Lavre junto deles. Se Deus existe este homem foi por si  Enviado...



Sucedeu ao Padre Flausino o Senhor Padre Carlos - difícil tarefa a deste jovem padre a de suceder a alguém tão bondoso e dedicado. Mas o jovem Padre continuou a sua obra social junto das crianças e idosos, pondo grande empenho na organização da catequese das crinaças e jovens. E muitos seguiram-no com alegria, sendo a sua cumplicidade com os jovens por muitos criticada.... O Padre Carlos trouxe as pessoas à Igreja pela vivacidade e alegria das celebrações. Os seus sermões eram claros evangélicos e actuais. Mas alguns não gostam de ouvir a verdade... Devido à sua intensa actividade ( e diz-se que também devido ao comportamento daqueles de quem seria de esperar apoio... ) adoeceu, tendo que afastar-se ( era Padre em Lavre, Cortiçadas de Lavre, Santana, Foros de Vale de Figueira,Capelão na Escola de Artilharia em Vendas Novas, professor na  Escola Secundária... )


Tantas têm sido as acusações a Padres por práticas imorais e algumas mesmo criminais que é justo relembrar que também existem homens bons na Igreja. Eis dois exemplos.

Gostaria de ver o seu nome destes dois Padres para sempre gravado na memória das pessoas da minha erra e nas suas paredes de cal.
A homenagem devida ainda está por fazer...

1 comentário:

Anónimo disse...

O saudoso padre Flausino!Foi nosso Padre,nosso amigo,nossa referencia para o resto da vida.Baptizou-me,foi meu padrinho de crisma e casou-me.Tenho grande orgulho de falar deste Homem desta maneira.Um sorriso cativante ,mesmo quando ralhava com a gente,quando faziamos parvoices na sua presença(nos dias de catequese).Deixou-me pena de nao o poder acompanhar à sua ultima morada,pois faleceu no ano que emigrei para a Suiça.Mas tenho certeza que como sempre Ele me perdoara.Aqui fica a minha homenagem.Zé Azinheirinha.