13 de março de 2013

Confraria Gastronómica As Saínhas

Criada a 8.de Março de 2008 a Confraria Gastronómica As Saínhas celebrou em Vago, no passado dia 9 de Março, 5 anos de empenho e dedicação na divulgação da gastronomia tradicional portuguesa.
Um produto típico e único conhecido de muitos, embora com outras denominações.
Desde criança que convivi com  a matança do porto.
Era um misto de convívio com familiares e conhecidos, em que me era distribuída a função muito nobre de servir a aguardente aos homens de manhã cedo e de práticas horríveis como o grunhir do animal ( em que me metia na cama a chorar e a concentrar energias para que o animal resistisse à morte, que coitado se algum efeito tinha era o de lhe prolongar o sofrimento!...). Ainda criança foi elevada na minha função a responsável pela fritura das vísceras, de que me gabava pois aprendera com a minha avó materna que era Mestra em tudo o que fazia e adicionara um pouco de criatividade pessoal... Só que não comia nada do que se cozinhava e comia naquele e nos dias seguintes proveniente do animal, com excepção do que chamavam rissol...
Eis que 40 anos passados sou Confrade do dito, apenas com outro nome!
A verdade é que quase não como carne, mas esta iguaria faz parte dos meus alimentos de eleição.
Comer mas não abusar por causa do colestrol.
Ou então façam como eu, que sou sempre intensa no que faço,: abuso sempre  mas como só de algumas vezes no ano.
Acompanhar de preferência com um copo de bom vinho tinto e um bocado de broa ( prefiro a de centeio, mas sabe fica bem também com uma padinha de Vale de Ilhavo ou uma fatia de pão alentejano, de Mafra, de Rio Maior...)
A utilização desta parte do porco advém da precariedade de meios de subsistência mas também da enorme capacidade humana, nomeadamente a dos mais pobres, de criar alimentos saborosos apesar da simplicidade dos ingredientes...
Convido quem não conhece a provar!
Pelos produtos portugueses, pela nossa singularidade!

Sem comentários: