25 de março de 2008

Sinais Alentejanos


Não conhecia estes curiosos sinais.
Não, não direi onde ficam, porque pode passar por aqui algum predador...

4 comentários:

Ezul disse...

Espero que esses sinais possam sensibilizar os condutores para um redobrado cuidado em relação aos animais que todos os dias se cruzam connosco nas estradas. Bem sei o quanto é difícil, dado o seu aparecimento imprevisto,mas é absolutamente confrangedor encontrar, quase todos os dias, inúmeros animais mortos nas estradas, desde ouriços, a ginetes e muitos, muitos gatos e cães.
As estradas assemelham-se a grandes serpentes de alcatrão que devoram animais sem capacidade de defesa contra uma civilização que os dizima. Exemplo dessa situação, foi o que aconteceu num dos passeios nocturnos pelo campo, quando fomos escutar as corujas. O motorista de um dos jipes não conseguiu evitar a jovem e desorientada raposa... Todos nós lamentámos o que aconteceu... mas a verdade é que fomos nós que invadimos o seu território e causámos a desorientação fatal do animal.

Anónimo disse...

Muito interessante e sensível este comentário anterior. Afinal também por aqui passam não-predadores… Recentemente, o carro em que seguia não conseguiu desviar-se de um jovem coelho; o condutor ficou muito nervoso, a tremer, e então disse-lhe que não podia deixar o pobre animal moribundo na estrada, mas ele não sabia como o fazer… acabei por ser eu a dar-lhe o golpe fatal… foi horrível, mas era necessário. Recordou-me um dia, há muitos anos, criança ainda, como me senti terrivelmente horrorizado ao ouvir os “gritos” desesperados de um ouriço a ser assado vivo. Olhei para o velho caseiro e vi um monstro…
Acho que se devia fazer alguma coisa em defesa dos animais que o homem, como animal predador que é, ainda não tirou a liberdade… talvez os organismos estatais responsáveis pelo Ambiente, não sei… mas concordo que deve começar por cada um de nós, acautelarmos a condução em determinados locais!.. de qualquer forma concordo com o comentário anterior e parabéns à autora do blogue pela perspicácia de ter levantado a questão… e pelas imagens...

Anónimo disse...

bom comeco

Espinete disse...

Conheço bem esses sinais... Era uma grande iniciativa passarem a fazer parte do código da estrada...
Sem dúvida o ser humano com estas actitudes transforma-se no predador dele próprio...