8 de dezembro de 2008

João dos Santos Pedrogam - Prefácios d'um Poeta


O escritor, jornalista e poeta João dos Santos Pedrogam reuniu em livro os trabalhos que publicou em vários jornais no período de 1978 a 2008 e deu-nos a conhecer o seu livro no passado dia 5 na Junta de Freguesia de Sósa.

Uma noite calorosa, presidida pela Srª Vereadora da Cultura Drª Albina Rocha e dirigida pelo Sr Basílio Oliveira, mestre nestas lides e que também nos brindou com um poeta inédito de sua autoria. A apresentação do livro esteve a cargo pelo Sr. Arquitecto e também Escritor João Carlos Sarabando. Esteve presente o rancho folclórico "O Arrais" do qual o nosso poeta também faz parte, cantou-se o fado... A terminar a noite, petiscos bem portugueses, oferta esmerada da Junta de freguesia de Sósa

João Pedrogam que fizera no dia anterior 75 anos, pediu mais 75 para poder publicar tudo o que lhe vai na alma e prometeu-nos um novo livro em 2009.

Uma noite muito bonita em Sósa, em que a poesia teve o calor dos afectos.


Momento raro no concelho de Vagos e da iniciativa de uma pessoa simples do povo.

Quantos momentos dedicados à poesia terão existido neste ano de 2008 em todo o concelho de Vagos? Ou será que a poesia não faz parte da cultura?

Pois fica aqui - não uma crítica que olhar, para o passado não adianta - uma proposta para a Câmara de Vagos e para as suas freguesias para o ano de 2009:

1. - porque não um Sarau Poesia em cada uma das freguesias, ou um primeiro experimental em Vagos? com poetas locais e outros...

2- ou um jantar poético? em que as pessoas se podiam inscrever e haver quem lesse e declamasse poesia....

2 comentários:

spring disse...

Cara Maria Lascas!
A poesia é o alimento da alma e são muitas as vezes em que regressamos àquele poema que um dia nos fez olhar o mundo de outra forma, abrindo-nos os horizontes, levando-nos por mares até então nunca navegados.
Beijinhos
Paula e Rui Lima

marialascas disse...

Maria
Tenho pena de não ter tido conhecimento desse evento Poético, onde concerteza gostaria de ter estado presente, tenho alguns livros desse poeta popular. Se por ventura precisar de alguem, para declamar num recital de poesia, por favor diga. O Grupo Poético de Aveiro tem neste momento preparado um recital de poesia sobre os Quatro Elementos da natureza, que teria muito gosto em o apresentar em Vagos, sem qualquer encargo para a camara, ou outra instituição que o queira apoiar é só uma questão de datas a combinar.Quanto à sua sugestão, penso ser muito boa o grande problema é que os politicos só vêem o dia de hoje o de ontem já passou e amanhã logo se vê.É assim a nossa cultura
Cumprimentos
Jorge Neves