6 de janeiro de 2011

DIA DE REIS

Será da mania das grandezas, sempre gostei mais dos Reis Magos do que dos Pastores no Presépio.
Não não acredito que fosse por os Reis Magos serem mais ricos ou poderosos que os Pastores, até porque seguindo a pureza da ideologia que subjaz a esta matéria dos pobres será o Reino dos Céus!
Mas os pastores são simples e conhecia-os, eram reais quando eu era criança. Hoje em dia se calhar há mais Reis do que Pastores para aqueles lados! Sendo simples e reais os pastores não me deslumbravam como aqueles três seres cobertos de roupas coloridas, um deles de outra côr, montados em camelos com riquezas para o Menino.
Na verdade ( que heresia!) o Menino despido nas palhinhas também não me emocionava. Nunca percebi porque motivo o S.José ou mesmo Maria não tirava uma peça de roupa sua para cobrir o infeliz que acabara de nascer... Até que este Natal vi um fime na televisão, de que infelizmente não sei o autor, em que o Menino estava todo enrolado num pano e não devia ter frio.
Mas era um filme estranho, basta dizer que o José regeitava Maria por estar grávida até ao nascimento e os Magos chegaram na mesma noite dos pastores, o que na verdade não me agradou: era uma cena com demasiada gente e depois acabava-se o dia de Reis... ( era mais económico, querem lá ver que a moda pega!).

Pois hoje é dia de Reis, com bolo Rei, imagine-se agora também com o bolo Rainha e já ouvi falar dum que leva chocolate! ( criatividade ou oportunidade ), mas sempre sem fava nem brinde ( diga-se que não é a mesma coisa!). Por falar em bolo Rei não conheço melhor do que o da Pastelaria Petúlia na cidade do Porto, na Rua Júlio Dinis, onde se fabrica todo o ano.
Saúdo assim os Reis Magos que agora se diz que seriam Magos e não Reis e nem se sabe quantos eram...
Fico-me pela tradição e para mim são três, astrólogos ou reis tanto faz, mas de roupas orientais e vistosas.
E é claro que com os camelos... Presépio com os reis e sem camelos também não vale, lá se vai a magia!

1 comentário:

Anónimo disse...

Hi there frienԁѕ, how іs all, аnd whаt you wiѕh
foг to say regarding thіs ρоst, in my vіew іtѕ in fact amazing for me.


Herе is my website: payday loans