1 de junho de 2008

Foros de Vale de Figueira



































Hoje os Foros de Vale de Figueira são freguesia, não o eram ainda quando eu e alguns dos meus amigos nascemos.
Nessa altura, tal com as Cortiçadas de Lavre, pertenciam ainda à freguesia de Lavre. E assim sou natural da freguesia de Lavre.
Mas afectivamente e estas coisas dos afectos valem muitíssimo para mim sou natural de Lavre e dos Foros de Vale de Figueira que felizmente não têm qualquer conflito entre si... A sua origem é recente e resultou de pequenos montes. O seu crescimento fez-se com habitações unifamiliares e térreas, muitas construídas com o dinheiro ganho na emigração. Não possui monumentos ou edíficios dignos de nota.
O seu cartão de visita é o campo belíssimo que envolve esta localidade.
Fiz a escola primária nos "Foros".
Foi aí que vi pela primeira vez televisão ( a ida à Lua, touradas, festival da canção... ) E o meu pai participou na construção da maioria das casas deste lugar...
Aí presentei em 1999 o meu livro " Conta-me Uma História " em circunstãncias particularmente dolorosas ( dias antes tinha tido um acidente ) mas com o apoio autêntico e que para sempre recordarei dos seus habitantes. Não menciono nomes para salvaguarda da sua privacidade.

4 comentários:

Ezul disse...

Gosto muito dos Foros, gosto de percorrer as ruas, onde cada casa tem um quintal com a horta e com flores; gosto da herdade do Freixo; gosto dos campos que, por serem mais abertos e algo ondulantes, sempre me deram uma sensação mais intensa de espaço e de liberdade.E hoje fez-me bem andar por lá e seguir até Lavre, em direcção àquela estrada que leva ao Ciborro, ladeada por vegetação riquíssima e selvagem (como o "Monte"). Isto por foi aí que, finalmente, encontrei uma planta que procurava há muito.

Anónimo disse...

Os Foros sao o meu porto de amarragem.Tudo à volta sao recordaçoes,como as Courelas do Portaleiro,infancia.O Monte do Casao,onde nasci e vivi 4 anos,e onde voltei aos 16,e la conheci aquela que viria a ser minha esposa.Mas onde mais gostamos de viver,foi no Monte da Serra à meia encosta com vista para o hoje moribundo Pinhal da Poupa e as cegonhas que todos os anos vinham nidificar.As cegonhas fazem-me pensar na vida que levo desde 1985.As viagens entre os Foros e a Suiça(emigraçao).Isto sem deixar de ter um grande carinho pela Vila de Lavre,os amigos e amigas que là tenho,e tambem os bons momentos da mocidade.Aqui deixo o meu abraço para todos(as).
José Azinheirinha.

Anónimo disse...

Gostei muito do seu blog está de Parabens visite o meu blog que é http://www.forosvaledefigueira.blogspot.com/

Anónimo disse...

Just wanted to say hello someplace. Found [url=http://www.google.com/ncr]you guys through google[/url]. Hope to contribute more soon!
-glalssauch